segunda-feira, 29 de fevereiro de 2016

Aquafaba

Ao passear pela blogosfera em busca de receitas, eis que me deparo,  no blog  da Isa , http://veganisaisintown.blogspot.pt/2016/02/aquafaba-substituto-das-claras-de-ovo.html, com algo que nunca tinha ouvido falar, "aquafaba", que é apenas a água da cozedura do grão, achei incrível , tive mesmo de experimentar e partilhar aqui, fiz logo esta mousse, pois adoro chocolate, ainda recentemente, tinha feito esta sugestão da Catarina, http://mundodaalice7.blogspot.pt/2016/02/o-mundo-vasto-da-alimentacao.html, também super saudável.


Depois de cozer o grão, reservei a água da cozedura (2,5 dl ) e guardei-a no frigorífico, mais tarde quando a retirei estava com um aspeto gelatinoso.


Comecei  bater a aquafaba como se batem as claras.


Até ficarem em castelo.


Ao mesmo tempo derreti em banho maria uma tablete de chocolate com 70% cacau, misturei 3 ou 4 colheres de leite de aveia para que ficasse menos pastoso e mais fácil de misturar.


De seguida, envolvi o chocolate na aquafaba, na velocidade mais lenta.


Mistura feita.


Distribuí por taças, pequenas quantidades, pois tinha várias cobaias para a prova, enfeitei com amêndoa lascada, e coloquei no frigorífico, deve ir ao frio menos por 4 horas.


Todos gostaram, mas acharam pouco, mas vão ter de esperar que na semana seguinte coza mais grão.
Aqui fica a sugestão, aproveitamos a água de cozer o grão que é ótima e com mais um ingrediente temos uma sobremesa muito boa, com uma consistência ótima e muito saborosa.

29 comentários:

  1. Minha querida que bom que gostaste da minha receita, fico mesmo feliz. Obrigada por a teres partilhado aqui.
    Agora fui eu que fiquei super curiosa com esta que aqui estás a partilhar. Vou fazer sim senhora.
    Um enorme beijinho.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim Catarina, a tua receitinha, vai ser visita na nossa mesa, a aquafaba, experimenta, pois vale a pena, além de ser um substituto das claras, aproveitas a água da cozedura do grão, que é tão boa. Beijinhos

      Excluir
  2. Adorei a sugestão! Não conhecia a aquafaba, nem que ficava assim gelatinoso. É uma bela ideia de aproveitamento da água de cozedura do grão.
    Afinal se nós quisermos, conseguimos verdadeiramente reduzir o desperdício :)
    Beijinhos e boa semana!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É verdade Catarina, a água da cozedura do grão, é ótima, assim é uma maneira deliciosa de a aproveitar, experimenta, vais ver que funciona. Beijinhos

      Excluir
  3. Estamos sempre a aprender. Como aqui em casa poucas vezes comemos grão, ( como eu a Joana não come...) compro sempre em lata.
    Beijinhos Pinta

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Apesar de ser da lata, podes experimentar na mesma, mas algumas têm bastante sal, será melhor consultares o valor do sal na lata. Beijinhos

      Excluir
  4. Olá Ana, que boa sugestão. Não fazia a mínima ideia que podíamos aproveitar a água do grão, ainda p'ra mais com as propriedades nutricionais do que fica na água da cozedura. Eu adoro saber estas curiosidades e experimentá-las. Vou guardar esta sugestão para posteriormente fazer. Tem um aspecto tão bom essa mousse. Beijinhos*** Boa semana.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, a água do grão é tão boa, há que aproveitar e fazer um docinho, beijinhos

      Excluir
  5. Fiquei intrigada! Aquelas 3ª e 4ª fotografias (que parecem MESMO claras em castelo) são mesmo só a água do grão batida?! Incrível! Tenho de experimentar. Obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim Raquel, é só a água do grão, nem sequer coloquei açúcar, pois o chocolate já continha o suficiente, experimenta, vais ver que podes até fazer suspiros, beijinhos

      Excluir
  6. A sério??? Nunca me lembraria de tal coisa! Não costumo comer grão mas hei-de experimentar em casa da minha mãe, vou deixar todos de boca aberta ahahah :)
    Obrigada pela partilha, beijinho

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, estamos sempre a aprender, experimenta e fazes um sucesso, beijinhos

      Excluir
  7. espantoso. Como tudo se pode aproveitar. E não sabe a grão? beijinho.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, era uma pena deitar fora, o sabor fica ótimo, apenas me sabe a chocolate, eu cozo o grão sem sal, só o adiciono na receita que fizer com o grão. Beijinhos

      Excluir
    2. olha, cozi o grão a pensar nesta receita mas depois não me deu coragem de a fazer...achei que ia correr mais. Foi o meu cepticismo. beijinho

      Excluir
    3. Se experimentasses batê-las ias ver como pareciam claras em castelo, beijinhos

      Excluir
  8. Respostas
    1. É mesmo Marta, sempre nos surpreendemos, até na cozinha, beijinhos

      Excluir
  9. What?! Aguabafa? Nunca tinha ouvido falar nisso mas se nao me dissessem eu diria que isso eram claras em castelo! E diz-me uma coisa, quanto ao sabor da mousse? Afecta alguma coisa?
    Adorei o teu blog e ja estou a seguir!
    Beijinho
    The-not-so-girlygirl.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, é verdade, estamos sempre a aprender, podes mesmo utlizar a aquafaba como claras, até fazer suspiros, a mousse sabe mesmo a chocolate, não sabe a grão, podes ainda adicionar ao chocolate outro sabor, café, whiski ou outro a gosto, como se faz na mousse de ovos, quem optar pela água do grão em lata, deve optar por uma marca que tenha menos sal adicionado. Muito obrigada pela tua visita, beijinhos

      Excluir
  10. O quê, a água de cozer o grão de bico substitui as claras em castelo.?? Mas isso é um espetáculo eu não fazia a mínima ideia que tal era possível. Já me deu vontade de experimentar. :-)
    Beijos.
    Ana Silva.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Substitui sim, até dá para fazer suspiros, há sempre coisas por descobrir na culinária, beijinhos

      Excluir
  11. Olá Ana :)
    Passei para desejar um bom domingo e um lindo Dia da Mãe.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada Catarina, espero que o teu dia fosse repleto de amor, beijinhos

      Excluir
  12. Kuku Ana :)
    Tenho saudades de um post ....
    Estamos á tua espera
    bjs grandes
    Lulu

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tens toda a razão Lulu, tenho andado um pouco ocupada, mas tenho umas coisinhas para mostrar e vou fazê-lo, beijinho grande.

      Excluir
  13. Olá, sabe por quanto tempo podems conservar a aguabafa?

    ResponderExcluir